Obentô: a marmita saudável dos japoneses agora no Hirota

0

As marmitas, recurso para refeição rápida em pequenas porções, sempre estiveram associadas a trabalhadores operacionais e de baixa renda. Porém, a versão moderna das marmitas propõem uma releitura que passa por modelos sofisticados de bolsas e sacolas para o acondicionamento até cardápios que contemplam combinações saudáveis e culinária típica, a exemplo do  obentô, marmita japonesa que, ao contrário do Brasil, foi criada nos anos de 1500, para atender famílias da elite japonesa que levavam seus lanches em caixas cuidadosamente decoradas.

Hirota-Obento_de_Salmao_BX

Combinação balanceada tem orientação de nutricionista

Agora esta versão saudável de marmita já pode ser saboreada aqui em São Caetano do Sul, graças ao projeto Muito Mais Vida, lançado pelo Hirota Supermercados – com loja na Rua Amazonas, 872 – , e que tem como um dos destaques  a nova linha exclusiva de obentô, que, além das pequenas porções de visual apetitoso, promove a alimentação balanceada desenvolvida por equipe de nutricionistas e chefs. Outro conceito do Muito Mais Vida é a praticidade das opções de comidas prontas saudáveis.
“O Hirota surgiu com essa proposta de trazer o que há de melhor da cultura e gastronomia japonesa aos brasileiros. Portanto, estamos sempre pensando em mais propostas para revalidar essa missão e oferecer novidades e produtos de qualidade aos nossos clientes, ainda mais em tempo de economia oscilante”, esclarece a gerente de Marketing, Eugênia Fonseca.

Hirota-Obento_Torikarague_BX

O melhor da cultura alimentar japonesa em porções saudáveis

Parar antes de saciar – Baseado no jeito japonês de viver, que engloba uma série de práticas associadas à longevidade, qualidade de vida, equilíbrio e disposição, o Muito Mais Vida também promove workshops e ações de saúde nas lojas. Uma das técnicas divulgada na campanha é o hara hachi bu, que é parar de comer quando estiver 80% satisfeito e não até ficar com a barriga cheia. Segundo estudos, o cérebro demora cerca de 20 minutos para registrar que o estômago está cheio. O segredo, então, para reduzir a ingestão de calorias diárias é comer bem devagar e utilizar essa estratégia.

Opções de bentô do Hirota
Criados por uma equipe de chefs e nutricionistas em cozinhas industriais, com equipamento de última geração, por enquanto os clientes encontram quatro opções de bentô ou obentô (como também é chamado), mas a ideia é expandir o cardápio com o tempo. Os preços variam entre R$ 19 e R$ 23 e, atualmente, estão disponíveis as seguintes opções:

Tonkatsu – obentô que leva lombo suíno empanado (com base de saque e vinho branco), yasai itame (tradicional receita de legumes refogadas japonesa), arroz japonês, kimpira gobo (misto de bardana, pimenta dedo de moça e molho de soja), tamagoyaki (omelete), maionese , edamamen (soja) com alga hijiki, guioza (pastel oriental com recheiro de carne suína), gergelim preto, brócolis, ninja, molho tonkatsu (tipo inglês, mas oriental) e umeboshi (ameixa em conserva). Com  993 calorias.

Hirota-Obento_Tonkatsu_BX

Na versão Tonkatsu, o obentô tem apenas 993 calorias

Salmão – salmão grelhado, arroz japonês, maionese, berinjela ao molho shoyu e gengibre, brócolis com pimentão, croquete de carne, mini harumaki de queijo, kamaboku (massa de peixe), tomate cereja, gergelim branco e preto e umeboshi (ameixa em conserva). Com 1332 calorias.

Anchova – anchova grelhada, arroz japonês, sunomono (pepino em conserva), kimpira gobo (bardana, pimenta dedo de moça e molho de soja), tamagoyaki (omelete), yasai itame (pimentão vermelho e amarelo, cenoura, repolho, acelga, brócolis, ninja, couve-flor, broto de feijão e molho de peixe), kakuague (massa frita com cenoura, cebola e vagem), mini harumaki (enrolado de queijo), kamaboku, tomate cereja, gergelim branco e preto. Com 798 calorias.

Torikarague – frango a passarinho e sobrecoxa desossada ao gengibre, yakimeshi (arroz japonês com ovo, cenoura, vagem, peito de frango, molho de soja e de gergelim), sunomono (pepino em conserva), maionese, guioza (pastel com recheio de carne suína), tamagoyaki (omelete), kamaboku, tomate cereja e conserva de nabo. Com 664 calorias.

Compartilhe.

Deixe um Comentário