Comer muito, malhar pouco e emagrecer faz parte de programa na Runner São Caetano

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Quando o assunto é emagrecer, parece que a receita infalível é sempre algo que combine comer pouco e malhar muito, certo? Mas os especialistas em nutrição e treino que atendem na Runner São Caetano garantem que não. Com ações que incluem palestras mensais e mentorias gratuitas aos alunos da academia, Gustavo Lázaro, educador físico, com especialização em nutrição e treinamento esportivo, e Leonardo Pimenta, educador físico, pós-graduado em treinamento esportivo, fisiologia e reabilitação cardíaca, também desenham programas sob medida que, ao contrário do que se presume, privilegiam um cardápio generoso e período máximo de até 1h30 de treino.

frutas

Carboidratos, frutas e legumes: equilibrio

“O problema da falta de resultado para quem quer emagrecer, em geral, reside em dietas restritivas, de baixas calorias, associadas a treinos excessivos, que chegam a passar de três horas ao dia”, informa Pimenta. Segundo explicam os especialistas, o primeiro critério de um programa de emagrecimento bem sucedido é combinar a dieta alimentar com o tipo de treino que a pessoa deseja fazer. Isso, segundo orientam, não significa comer pouco. Em geral, come-se muito, mas com qualidade e em intervalos entre uma refeição e outra que mantenham o metabolismo basal acelerado. “Isso fará com que o sistema imunológico também se mantenha em alta, assim como a função cerebral”, diz Lázaro.

Meninos

Pimenta e Lázaro: comer para emagrecer

Os consultores explicam que a crença de se consumir pouco carboidrato é um  erro recorrente das dietas, especialmente aquelas montadas sem a ajuda de um  profissional. “Quando há baixo consumo de carboidrato, o corpo vai buscar  energia nos músculos, baixando significativamente a massa corpórea, o que  provoca lentidão no metabolismo basal e, portanto, menos queima de  gordura. “O emagrecimento depende muito mais do tipo de alimentação do  que do quanto a pessoa dedica-se a práticas esportivas”, diz Lázaro. Porém, a  atividade física é importante para o condicionamento geral do corpo”, informa  Pimenta. Sua explicação se complementa com a orientação de que, para quem  deseja ganhar peso, além de ter a dieta reforçada, há também a indicação de  mais exercícios para ganho de massa. “A nutrição tem de ser sempre soberana  ao treino físico”, completa Lázaro. Diante de uma sociedade cada vez mais com  sobrepeso e de crianças e adolescentes vítimas do sedentarismo e da má  alimentação típica da vida moderna, os especialistas informam que o  momento certo de olhar, de forma preventiva, os hábitos alimentares  associados a práticas esportivas, é na puberdade, quando as alterações  hormonais são percebidas no corpo tanto de meninas como de meninos.

“Pais obesos  precisam manter a atenção na alimentação dos filhos desde os primeiros anos  de vida, pois o fator hereditário é preponderante”, informam. Na Runner São Caetano, os especialistas fazem uso do ventilômetro, que ajuda a detectar a frequência cardíaca ideal para a perda de peso do aluno. “A Runner é a única academia no ABC com este recurso”, informa Pimenta.

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