Como as emoções revelam-se nas dores de coluna

0

* por Dr. Joe Rosário

Prof Dr Joe Rosário-41 Olá, vamos falar sobre a influência das emoções na nossa postura corporal?
Namoros complicados; casamentos em crise; insegurança no trabalho e na escola;  indecisões; solidão; depressão; estresse causado pela rotina do dia a dia e outras  situações que a população não está livre de passar, infelizmente, podem levar ao  desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde. Até frases, que julgamos inofensivas,  e que ouvimos no decorrer de nossas vidas como “seja valente”, “engula o choro”, “não  foi nada” e “já vai passar” podem ficar guardados em nosso subconsciente e desencadear  sintomas físicos negativos por todo o nosso corpo.
Precisamos ficar atentos com alguns sinais, mesmo que possa não ser nada preocupante, pois boa parte das doenças tem fundo emocional. Isso mesmo! Está ligado com o comportamento emocional. Dores de cabeça ou enxaquecas acontecem, algumas vezes, por conta da pressão do dia a dia, estresse e a sobrecarga de atividades. As dores no pescoço, por sua vez, têm relação com a culpa que colocamos em nós mesmos por determinado acontecimento.
Isso causa acúmulo e pressão na área do pescoço. Aquela sensação de peso nos ombros, não causada por uma lesão, acontece por problemas em alguma área da sua vida que ainda não foi resolvida. O corpo sofre  e sente isso. E, sem contar, a famosa e vilã dor na região lombar, parte inferior das costas, que está relacionada a problemas de finanças.
Na medida em que não extravasamos nenhum desses sentimentos e vamos dando a ele uma conotação negativa maior do que de fato ele deveria ter, sufocamos nossos limites emocionais e daí aparecem os sintomas físicos, como os citados acima, e até desconforto no peito, fadiga, tontura, entre tantas outras. As emoções negativas, com toda certeza, deixam o sistema imunológico abalado e, mais do que isso, provocam tensão em todo o corpo, que acarretam em dores específicas, localizadas comumente nessas regiões.

Joe Rosário é fisioterapeuta formado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Naturopata pelo Trinity College (EUA), especialista em Acupuntura, Quiropraxia e Postura, mestre, doutor e pós-doutor nas melhores instituições do mundo, como USP, Escola Paulista de Medicina e Harvard. É professor e diretor do Hands-on Seminars Brasil, professor do Hands-on Seminais US, criador do método Postural Balance de correção postural. Tem livros, capítulos de livros e uma série de artigos científicos internacionais publicado e fundador da rede de clínicas licenciadas Doutor da Coluna.

Compartilhe.

Deixe um Comentário