Hirota reforça opções de peixes e pratos prontos para a Páscoa

0

Com a chegada da Páscoa, a variedade de peixes costuma aumentar, embora o bacalhau seja o mais procurado. Seja lá qual for sua escolha, os pescados estão entre os alimentos mais indicados para a saúde óssea e do coração. Além destes benefícios, eles têm baixa caloria. “O peixe é rico em proteína, assim como a carne vermelha, mas sua composição é bem melhor para a saúde, por causa da gordura insaturada, que protege o coração e reduz o risco de doenças oxidativas, como o câncer”, afirma Adriana Miyuki Koizumi, nutricionista da rede de supermercados Hirota.

destaque2

 Menu a la Hirota – Além de boa variedade de peixes in natura, o Hirota  também é boa opção para quem não deseja cozinhar no domingo de Páscoa e  dedicar todo o tempo à família e convidados. Para quem quer aproveitar mais  ainda esse momento, a rede de supermercados oferece opções de pratos  prontos para as celebrações da data. O cardápio tem diversas opções com  entradas, saladas, guarnições, pratos principais e sobremesas. Basta escolher e  montar de acordo com o tamanho da família e convidados. “Além dos produtos  para a celebração da Páscoa, desenvolvidos pela equipe de gastronomia Hirota  e preparados com alimentos frescos e selecionados, os clientes podem conferir  as opções de vinhos, espumantes e outros rótulos das adegas de nossas lojas,  para compor a mesa de domingo. Tudo isso a um preço acessível”, comenta Eugênia Fonseca, gerente de marketing da Rede Hirota. A equipe de gastronomia, liderada pela nutricionista Janaína Ferraz e formada pelos chefes de cozinha Luís Antonio, Daniel Martins e José Jadson, estima produzir cerca de 7 toneladas de alimentos para as celebrações de Páscoa. As encomendas devem ser feitas até o dia 24 de março, exatamente 48 horas antes do Domingo de Páscoa.

Veja alguns tipos de peixe para cuidar bem da saúde e algumas receitas:

Salmão
O salmão é rico em gorduras boas e apresenta uma combinação de elementos muito importante para a saúde óssea: vitamina D, proteína e ômega 3 – que, além de ser anti-inflamatório, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois auxilia na redução do colesterol total, do LDL e do triglicérides. Para evitar perda de massa óssea, é indicado conciliar o consumo regular desse tipo de peixe com prática constante de exercícios.

salmon

Saudável, o salmão está entre as boas opções para a Páscoa

Merluza
Mais em conta, é um peixe que possui potássio, substância responsável por normalizar os batimentos cardíacos e minimizar os efeitos do sódio no corpo. Um filé (100g) tem cerca de 0,9g de gorduras totais, enquanto a sardinha enlatada, por exemplo, tem 24g. A merluza tem também uma boa quantidade de fósforo (273mg), o que ajuda o cálcio no fortalecimento ósseo.

sardinha

Sardinha: preço acessível e muitas opções de receitas

Sardinha
Além de saborosas, as sardinhas contêm cálcio e vitamina D em boa quantidade, o que mantém os ossos mais fortes. Para se ter uma ideia, um prato com três sardinhas é tão ou mais benéfico para os ossos do que um copo de leite ou de iogurte. Se consumido com a espinha, o peixe pode proporcionar uma quantidade ainda maior de cálcio. Também é rico em ômega 3 e minerais, como o magnésio, ferro e vitamina A.
Bacalhau
Assim como outras espécies, é rico em ômega 3 e vitamina D e tem ainda boa quantidade de cálcio. Mas é preciso ter cuidado, pois também contém alta quantidade de sódio, o que favorece a excreção de cálcio na urina. Antes de consumir o peixe, é importante retirar a crosta de sal que o envolve e deixá-lo de molho em água fria, dentro da geladeira, cortado em postas, por cerca de 24h. Troque a água por pelo menos três vezes.

 Confira receitas do chef Luís Antônio Cruz

Bacalhau ‘genérico’ com confit de alho

Ingredientes:

1 kg de saithe em postas (considerado um bacalhau de segunda linha que já é vendido dessalgado)

Para o confit:

1 xícara de chá de azeite

8 dentes de alho com casca

1 ramo de alecrim

1 folha de louro

1 ramo de manjericão

1 ramo de tomilho

1 ramo de hortelã

12 tomates cereja

Modo de preparo:

Coloque as postas em uma frigideira bem quente para selar por 3 a 4 minutos, até que fiquem douradas, com a pele para cima. Depois, leve ao forno pré-aquecido a 180°, por dez minutos. Retire do forno e coloque em uma travessa e reserve.

Levar os ingredientes do confit ao fogo baixo em uma panela por 5 minutos. Depois, basta regar as postas com o molho, utilizando uma concha, e decorar com salsinha picada. Para acompanhar, arroz branco e brócolis no vapor.

Salmão ao molho de alcaparra e champignon

Ingredientes:

1 kg de salmão em postas

Para o molho:

250g de alcaparras (lavadas com água para dessalgar)

¾ de xícara de azeite extravirgem

½ xícara de cebola picada

Sumo de 1 limão siciliano ou taiti

3 colheres de sopa de vinho branco seco

3 colheres de sopa de salsa picada

Pimenta do reino branca moída na hora a gosto e sal, se necessário (alcaparra já é salgada)

Modo de preparo:

Tempere as postas de salmão com sal, pimenta do reino branca, azeite e limão. Deixe marinar por 20 minutos.

Em uma frigideira já aquecida, refogue a cebola no azeite. Em seguida, coloque a alcaparra, o vinho e o suco de limão e deixe reduzir por 3 minutos. Desligue o fogo e acrescente a salsa, a pimenta branca e corrija o sal, se necessário.

Em uma frigideira antiaderente aquecida com um fio de azeite, grelhe o salmão com a pele para cima até dourar, por cerca de 3 minutos. Em seguida, coloque para assar no forno pré-aquecido a 180° por 8 minutos, com a pele para baixo sem cobrir. Depois, arrume os filés em uma travessa e regue o molho por cima. Sirva com batatas cozidas no vapor e passadas na manteiga com salsa, além de cenoura cozida e salteada no azeite com ervas aromáticas.

Saint Peter à moda do chef

Ingredientes:

1 kg de saint Peter

Para o molho:

½ pimentão vermelho picado

½ pimentão verde picado

½ pimentão amarelo picado

½ cebola picada

2 dentes de alho picado

2 colheres de sopa de alcaparra

2 colheres de sopa de salsinha picada

1 tomate picado

100g de azeitonas picadas

½ xícara de azeita extravirgem

Suco de ½ limão

Pimenta do reino branca moída na hora e sal a gosto

Modo de preparo:

Tempere os files com sal, pimenta branca, alho picado, limão e azeite. Coloque os files empilhados, um em cima do outro, em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno aquecido a 180° por 30 minutos.

Em uma frigideira aquecida, refogue no azeite a cebola, o alho, os pimentões e o tomate. Depois, acrescente as alcaparras, as azeitonas, o suco de limão, a salsinha e corrija o sal. Deixe reduzir por mais ou menos 3 minutos. Coloque os peixes em uma travessa e, por cima de cada um, o molho. Servir com arroz e purê de batata.

Compartilhe.

Deixe um Comentário