Marcio Atalla dá dica de dieta saudável no dia a dia

0

Por Marcio Atalla

A todo momento do dia temos que tomar decisões. Desde escolhas mais complexas, relacionadas ao trabalho, casamento, filhos, até pequenas decisões, que parecem sem nenhuma importância. Pois, eu digo, que essas decisões são igualmente importantes quanto qualquer outra. O que vou comer, o que vou beber, devo fazer alguma atividade física ou vou para casa me jogar no sofá? A soma desses sins e nãos faz uma grande diferença em nossa qualidade de vida, em nossa saúde. E, sem isso, não podemos aproveitar todas as outras coisas boas da vida. Construímos a cada dia o futuro que teremos nas idades avançadas.

destaque

Por isso, programe seu dia para que nele haja atenção à importância do movimento físico e também de boas escolhas na alimentação. Comer é um ato de prazer e assim deve ser. Mas, não pode ser só isso, ou não pode ser isso o tempo todo. O ideal é unir o prazer ao que é gostoso e saudável.  Atualmente, pesquisas nos mostram verdadeiros remédios preventivos que alguns alimentos podem ser. Dentre eles está o salmão. Recentemente, estudos descobriram que pequenas moléculas protéicas, denominadas peptídeos bioativos, presentes nesse alimento, ajudam a regularizar o colágeno e a mineralização do osso, que juntamente com a capacidade antiinflamatória do Ômega 3, ajuda no tratamento e prevenção da artrite.

O mesmo Ômega 3 auxilia as membranas das células da retina, impedindo a degeneração macular. Também é excelente para mamães, porque atua positivamente no sistema nervoso, no cérebro e na visão de bebês quando consumido durante os três primeiros meses de gravidez. Para pessoas idosas é essencial, porque reduz as chances de desenvolvimento das doenças neurológicas mais comuns, como Parkinson e Alzheimer, além de doenças cardiovasculares.

salmao Porém, é importante conhecer a fonte do pescado. O salmão chileno é  reconhecido internacionalmente por manter todas essas qualidades nutricionais.  Seu cultivo, concentrado ao sul do Chile, é referência em segurança alimentar e  no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos,  além de contar com as ótimas condições de clima e solo.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) avaliou a presença  dos ácidos graxos EPA e DHA, componentes do Ômega-3, em 7 espécies  marinhas, e concluiu que o salmão cultivado é a principal fonte da ‘gordura do  bem’, o que reafirma a vantagem desse peixe em relação aos outros em suas qualidades nutricionais. Portanto, vale conhecer um pouco mais do que podemos fazer de bem ao nosso corpo, nossa saúde. A informação nos leva a fazer melhores escolhas, todos os dias. Para começar a perceber os resultados destas escolhas inteligentes do dia a dia, nada melhor do que inserir uma receita prática, versátil e muito saudável ao cardápio! Confira abaixo:

WOK DE SALMÃO E VERDURASwoksalmao
Ingredientes
500 gramas de filé de salmão
2 colheres de sopa de óleo de canola
1 colher de chá de óleo de gergelim
3 cenouras sem pele e cortadas em bastões,
longitudinalmente
2 abobrinhas macias, cortadas em bastões,
longitudinalmente
150 gramas de milho baby, cortados pela
metade, longitudinalmente
½ pimentão vermelho, cortado em juliana
½ pimentão amarelo, cortado em juliana
3 cebolinhas limpas, cortadas em juliana
2 xícaras de broto de soja
200 gramas de champignons cortados pela
metade
4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de raspas de limão

Modo de preparo
Aquecer um wok grande ou uma frigideira funda com óleo de canola em fogo alto.
Quando estiver bem quente, colocar os bastões de cenoura e abobrinha e as cebolinhas e pimentões em juliana, deixando refogar por 1 minuto. Acrescentar os brotos de soja, os champignons e os milhos baby; e refogar por mais 1 minuto.
Finalmente, colocar o salmão cortado em cubos, o óleo de gergelim e as raspas de limão, e refogar por 2 minutos.
Para terminar, desligar o fogo e colocar o molho de soja.
Servir imediatamente.
Sugestão de acompanhamento: Arroz jasmim cozido.

 

Compartilhe.

Deixe um Comentário