Programa Kids faz da Runner São Caetano referência em natação infantil na cidade

0

Que o esporte é o melhor caminho para encaminhar crianças e adolescentes para atividades saudáveis, ninguém discute. Porém, que os filhos terão gosto pelas práticas esportivas não é uma certeza. Por isso, além de ser uma questão de segurança para toda a vida, a natação é a atividade que inicia para os demais esportes, já que desenvolve consciência corporal e trabalha o condicionamento físico e respiratório. A Runner São Caetano é uma das principais escolas na cidade para a iniciação de crianças na natação. Segundo a coordenadora Claudia Gomes Caetano Sant’Ana, as aulas acontecem de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 20h30, sendo que alguns horários coincidem com as aulas de natação adulto para facilitar a interação de pais que queiram estar junto com o filho na piscina. “No começo, a título de incentivo, pode ser um apoio essencial para a criança que os pais estejam na água também”, afirma Claudia.

aula

A partir dos três anos, as crianças aprendem noções de sobrevivência na água

O sucesso da natação infantil na Runner São Caetano, deve-se, em grande parte, ao método exclusivo que promove a graduação do aluno a partir dos três anos de vida até os 12 anos. Atualmente, a escola atende a cerca de 600 alunos na Natação Kids. “A touca Branca é a primeira graduação das crianças, que ficam por dois anos nesta categoria”, explica a coordenadora. Segundo Claudia, é neste período que as crianças aprendem noções de sobrevivência e passam pela adaptação polissensorial e se socializam com outras crianças. Tudo é ensinado com respeito à individualidade de cada criança. “É neste momento da vida que temos que romper com eventuais bloqueios da criança com a água. E isso não pode ser feito sem o respeito ao limite de cada aluno”, afirma Claudia.

fotomedalha

Evento entrega medalhas a todos os alunos como forma de incentivo ao esporte

As dinâmicas de aprendizado são totalmente lúdicas
e utilizam música e brincadeiras para manter a atenção dos pequenos aprendizes. Como nos primeiros dois anos de aula, a partir dos três anos, a criança é envolvida em atividades que priorizam a sobrevivência e a adaptação na água, é a partir dos cinco anos que se inicia o aprendizado do nado de estilos. Cada etapa é identificada por animais marinhos, iniciando com conchinhas e outros mimos do mar até chegarem ao Tubarão e à Barracuda, quando conquistam a touca Preta. Como incentivo, todo fim de ano a escola promove evento com entrega de medalhas a todos os alunos da natação infantil.

medalhas

Toca Verde: início das aulas de estilos de nado

“Além de ser questão de segurança pessoal, a natação ajuda na inserção da criança no esporte ainda na primeira infância, já que poucas atividades esportivas admitem crianças por conta dos riscos de lesão. Além disso, a obesidade, sedentarismo e o estresse são alguns dos problemas que podem acometer os pequenos que praticam pouca ou nenhuma atividade física. Portanto, esta prática esportiva é aliada da saúde das crianças, além de ajudar no comportamento motor, afetividade, aprendizagem e percepção, assim como ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.”,diz Claudia.

 

 

Compartilhe.

Deixe um Comentário