Terapeutas holísticos dão dicas contra insônia

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Insônia: com a palavra os terapeutas

Quando o assunto é insônia, cada área de conhecimento tem uma abordagem  para tratá-la. Os médicos têm uma, os nutricionistas têm a sua, e os especialistas  em performance física têm outra completamente diferente, mas todos serão  unânimes em dizer que, quando a pessoa dorme bem, tudo flui melhor. Ter um  bom sono ou ter insônia não é questão de sorte ou azar. Existem elementos que  facilitam o surgimento dos distúrbios de sono. Por isso, os terapeutas holísticos  Bruno Gimenes e Patrícia Cândido, da instituição Luz da Serra, dão dicas práticas  para dormir melhor. Reflita se você não está se esquecendo do óbvio e ajuste os  cinco itens a seguir.  

 1) Evite estímulos antes de se deitar
 A agitação do mundo moderno, com sua pluralidade de estímulos, pode  atrapalhar muito seu sono, especialmente, quando estes estímulos são gerados  por telas de TV, de celular e afins. Muitas vezes, até o próprio livro em papel  pode atuar como um estimulante, dependendo do assunto que ele contém. Por  que o estímulo é algo negativo quando a hora de dormir se aproxima? Acontece  que nossa glândula pineal tem um cristal em sua composição, muito parecido  com o que encontramos no relógio. O mecanismo do relógio consiste em fazer com que o ponteiro do relógio se mova numa pulsação cadenciada de segundo em segundo. Para isso, a pilha do relógio gera uma tensão sobre o cristal para que este repita a frequência. Assim, quando você estimula demais os cristais que formam a sua pineal até muito tarde, você fecha os olhos, tenta dormir, mas não consegue. Porque, assim como no relógio, os estímulos que você recebe no seu Chakra frontal ficam se repetindo. Aí vem a insônia e você procura fazer outra coisa, por exemplo, assistir televisão para ver se você sai daquilo; e muitas vezes as coisas pioram. Por isso, perceba que você pode ficar no computador ou na frente da TV somente até uma determinada hora, porque precisamos evitar os estímulos três horas antes de ir repousar. Existem pessoas que não têm nenhum problema com isso, deitam e dormem. Mas se for um pouquinho sensível, havendo estímulo, você vai ter dificuldade para dormir depois.

2) Pratique exercícios físicos durante o dia
Todo mundo sabe que é importante praticar uma atividade física para manter o equilíbrio hormonal naturalmente, melhorar a qualidade do seu sono, regular os seus Chakras, arejar a mente e oxigenar o cérebro. Apesar disso, procure se exercitar em horários adequados. Nada de exercícios perto da hora de dormir, porque isso acelera muito o metabolismo e pode prejudicar o seu descanso.

3) Alimente-se bem e evite comer antes de dormir
Evite alimentos ingerir alimentos gordurosos, comidas pesadas, café e chocolate. À noite, procure fazer uma alimentação mais branda. E não vá dormir logo em seguida, espere cerca de três horas para ir se deitar, assim você vai conciliar melhor o sono.

4) Cuide do psiquismo do seu quarto
Todo ambiente possui uma energia psíquica. Ela cria uma atmosfera chamada de psiquismo, que é uma energia que não podemos ver, mas que podemos sentir. O psiquismo de um lugar é formado pela somatória dos pensamentos, emoções e sentimentos das pessoas que ali vivem. Então, existe o psiquismo do seu quarto, o da sua casa, o do bairro onde você mora. Como limpar o psiquismo? Podemos fazer isso com orações, usando incenso ou spray de ervas, fazendo visualizações com a Chama Violeta, ou utilizando técnicas como Reiki, EFT, Seikin, meditação, Karuna e qualquer forma de imposição de mãos. Utilize a técnica que mais goste, faça do seu jeito. É preciso limpar a atmosfera do local todos os dias, porque, se é um psiquismo de trabalho ou de estresse, de briga, como é que o seu corpo vai descansar com essas energias impregnadas no ambiente? Se você mora na casa dos seus pais e ou de outra pessoa, faça uma limpeza energética no seu quarto. Esta higienização do ambiente é uma prática importantíssima também para você ter uma boa projeção astral, ser amparado por seres de luz, receber cura e ensinamento.

5) Realize um ritual para dormir
O ato de dormir requer um ritual, e se você o fizer bem, dormirá bem. Se não o fizer ou fizer mal, não dormirá bem. É preciso cuidar da cama, é importante também sentar na cama e fazer uma oração antes de deitar. Temos que criar o hábito de colocar o pijama (e de ter pijama, ou uma roupa que você só use para dormir) o quanto antes, porque quando você veste a roupa de dormir, você muda a vibração. Nesse ritual, é necessário diminuir a luz na sua casa. Em seguida, limpe o psiquismo, como expliquei aqui. Isso tem que ser, no mínimo, duas horas depois de você comer. E você tem que acabar com o estímulo. Perceba que neste item resumimos tudo o que vimos até agora, porque quando você começa a criar rituais errados para dormir, esses rituais diminuem a qualidade de sono e provocam a insônia. É simples, básico, objetivo e exige muito pouco de você.

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