Um paraíso chamado Santo Aleixo, em Pernambuco

0

O Nordeste é uma das regiões do Brasil que sempre surpreende com um paraíso novo a visitar. Para quem já visitou Porto de Galinhas, em Pernambuco, a dica ao voltar à região é visitar a Ilha de Santo Aleixo, a oito quilômetros da praia de Serrambi, no litoral sul pernambucano. Descoberta no século 16 por piratas franceses interessados no comércio do pau-brasil, este paraíso formado por rochas vulcânicas enche os olhos de quem procura natureza intocada e tranquilidade. Em uma área de 36 hectares, com formato semelhante ao de uma ferradura, a ilha pertencente ao município pernambucano de Sirinhaém possui vegetação abundante e suas águas são ideais para o mergulho.

santo_aleixo3_2016

No litoral sul pernambucano, a Ilha de Santo Aleixo foi descoberta por piratas franceses

Na costa oeste, apresenta uma praia arenosa, enquanto ao sul exibe uma enseada protegida por rochedos de pedra. É lá também onde se forma uma grande piscina aberta, de águas tranquilas e mornas, acessada por uma trilha que não apresenta dificuldades. As águas calmas e cristalinas estimulam o mergulho de máscara e snorkel. Para os mais experientes, ainda é possível praticar o mergulho profissional no entorno da ilha. O acesso à ilha de Santo Aleixo é feito por lanchas privativas, que oferecem o passeio por valores de R$ 60 a 80, mediante negociação. As embarcações partem logo de manhã da praia de Serrambi e navegam por cerca de 20 minutos até chegar ao destino. Este passeio só pode ser feito entre os meses de outubro e maio, quando o mar não está revolto.

santo_aleixo3_2016

Lanchas privativas levam turistas para a prática de mergulho no entorno da ilha

O trajeto inclui também praias como Guadalupe e uma parada para banhos de argila, retornando no fim da tarde. “Famílias hospedadas no balneário pernambucano pedem esses passeios com frequência e a hotelaria local dispõe de todas as facilidades para a contratação dos tours”, ressalta Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.

 

Compartilhe.

Deixe um Comentário